Ceratocone

  • Conceito
  • Causas
  • Tratamentos
  • Eventuais Complicações

Ceratocone

A Principal causa de transplante de cornea no Brasil é o ceratocone. O ceratocone e uma doenca degenerativa progressiva da cornea que ocorre em 1 a cada 20 mil pessoas. E esta associada a baixa de visao geralmente por alta miopia e astigmatismo. Caracteriza-se pelo aumento da curvatura corneana, associado ao afinamento da cornea e a formacao de cicatrizes em casos mais avancados.

O tratamento baseia-se na correcao da ametropia (grau) causado pelo ceratocone. Inicia-se a correcao com oculos e, naqueles casos onde os oculos ja nao permitem boa visao, faz-se uso de lentes de contato rigidas. Estas seriam a melhor opcao terapeutica e q permitem a melhor visao aos pacientes com ceratocone. Entretanto, nao ha lentes coloridas. As unicas lentes de contato coloridas sao as gelatinosas e nao servem para o ceratocone.

Cerca de 90% dos pacientes ficam com boa visao apos uso das lentes de contato, porem nos casos mais avancados onde nao se e mais possivel a sua adaptacao, indica-se o transplante de cornea. A cirurgia de transplante apresenta resultados satisfatorios com reabilitacao visual na imensa maioria dos casos, mas como em todo procedimento cirurgico, temos os riscos de complicacoes. As principais seriam infecção, inflamação e rejeição.